X

 

Medidas dos Pneus

 

MARQUE JÁ A SUA TROCA DE PNEUS

 

A marcação de um pneu corresponde às indicações inscritas no flanco de um pneu. Além do nome, da marca e da gama, pode ler também a dimensão e as características do pneu: largura, altura do flanco, diâmetro, estrutura, índice de carga e índice de velocidade.

Exemplo de dimensão: 225/55 R 17 97 W

225: Corresponde à largura do pneu em mm. No nosso exemplo, o pneu tem 225 mm de largura.

55: Indica a série do pneu, ou seja, a relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu. No nosso exemplo, a altura do flanco corresponde a 55% da largura do pneu. Quanto menor a proporção de elevação do pneu, menor a altura do flanco. Observações: Quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência nas curvas; neste caso, a condução também é menos confortável.

R:Trata-se da construção interna do pneu. R indica que a construção é “radial”. Praticamente todos os pneus em circulação têm atualmente uma construção radial. Isto significa que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega (também designada “calcanhar”) à outra.

17:Trata-se do diâmetro interno do pneu, por outras palavras, a altura da jante. Este diâmetro é indicado em polegadas. No nosso exemplo, o diâmetro é de 17 polegadas.

97:Valor que corresponde ao índice de carga. Indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche devido à pressão máxima de segurança. No nosso exemplo, isso não significa que o pneu pode suportar 97kg, mas que o índice é de 97; neste caso, é preciso consultar a tabela de correspondências que determina a carga em kg para cada índice. Para um índice de 97, a carga máxima suportada é de 730 kg/pneu.

W:Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.