X

 

Etiquetas de pneus da União Europeia

 

MARQUE JÁ A SUA TROCA DE PNEUS

 

 

A nova etiqueta de pneus da EU fornece informações ambientais e de segurança importantes de cada pneu. Pode ajudar a comparar pneus quanto à aderência em piso molhado, eficiência de combustível e ruído.

ONDE A POSSO ENCONTRAR?

É obrigatório por lei incluir uma etiqueta de pneus da EU e deverá poder vê-la no pneu. Se não a conseguir encontrar, contate a sua oficina RedService ou procure no nosso site.

 

A EFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL

Sabia que os pneus representam até 20% do consumo de combustível do seu veículo? A escolha de pneus com uma classificação de eficiência de combustível elevada irá proporcionar-lhe mais quilómetros em cada depósito e menos emissões de CO2.

Como é classificada a eficiência de combustível?

A eficiência de combustível é classificada de A a G numa escala codificada por cores.

        • A (verde) = classificação de eficiência de combustível mais alta

        • G (vermelho) = classificação de eficiência de combustível mais baixa

A classificação D não é utilizada para veículos de passageiros.

A ADERÊNCIA EM PISO MOLHADO

Os pneus com uma classificação de aderência em piso molhado elevada irão travar mais rapidamente ao aplicar os travões a fundo.

Como é classificada a aderência em piso molhado?

A aderência em piso molhado é classificada de A a F:

        • A (verde) = classificação mais alta

        • F (vermelho) = classificação mais baixa

As classificações D e G não são utilizadas para veículos de passageiros.

 

RUÍDO

Parte do ruído de passagem de um veículo é gerado pelos pneus. Ao escolher pneus com uma boa classificação de ruído, poderá reduzir o impacto da sua condução no ambiente circundante. O que é medido pela classificação de ruído da UE?

A classificação de ruído da UE mede as emissões de ruído externo do pneu em decibéis.

Dado que muitas pessoas não estão familiarizadas com os valores em decibéis, é apresentada uma imagem de um altifalante com ondas pretas para representar o nível de ruído do pneu.

Quanto mais ondas apresentar, mais ruidoso é o pneu.

        • 1 onda preta: Silencioso (3 dB ou mais, abaixo do limite europeu)

        • 2 ondas pretas: Moderado (entre o limite europeu e menos de 3 dB)

        • 3 ondas pretas: Ruidoso (acima do limite europeu)